Na semana passada fui surpreendida com uma ligação que me deixou bastante feliz (e, confesso que inicialmente desconfiada).
Fui informada pela agência que realiza a pesquisa Top of Mind em Ribeirão Preto e região de que eu havia ficado em primeiro lugar na categoria Psicólogos da cidade.
Para quem não conhece este sistema de ranqueamento do Top of Mind aqui vai uma explicação: eles selecionam pessoas com determinado perfil social (no caso desta pesquisa, pessoas que ganham mais de dez mil reais por mês) e perguntam a ela qual profissional vem em sua mente quando se fala de um psicólogo sem oferecer nenhum estímulo, ou seja, sem dar opções de nomes.
No caso desta categoria específica, 23% das pessoas entrevistadas citaram o meu nome ou o meu site, o que significa que o meu trabalho tem sido fortemente reconhecido na cidade de Ribeirão Preto e região.
Inicialmente, como disse antes, fiquei desconfiada e fui logo dizendo à moça que não queria comprar nada, nenhum tipo de publicidade (é incrível como, infelizmente, vamos ficando defendidos e desconfiados já que eu recebo vários telefonemas e e-mails de pessoas tentando me empurrar coisas para comprar).
Mas depois que finalmente consegui compreender do que se tratava, fiquei feliz por saber que o meu trabalho tem sido reconhecido na minha cidade.
Acho que esta pesquisa comprova, de alguma forma, uma espécie de teoria que eu tenho sobre os ingredientes que levam ao verdadeiro sucesso profissional:
- trabalhe em algo pelo qual você seja realmente apaixonado e nem vai sentir que está trabalhando
- não se preocupe com os resultados. Vá fazendo o seu ofício, cuidando do seu jardim sem se preocupar muito com onde quer chegar (acho que isso tem tudo a ver com a premissa de Bion de trabalharmos “sem memória e sem desejo”)
- o reconhecimento e o crescimento financeiro são recompensas pelo ofício desenvolvido com paixão
- cuidado com as armadilhas do caminho: ganância excessiva, sedução pelo poder e pelo status, arrogância e extrema necessidade de aparecer (é claro que um pouco disso tudo é necessário e todos nós temos)
- lembrar sempre a si mesmo que os verdadeiros prazeres da vida estão nas pequenas coisa
Bem, esta premiação me trouxe todas estas reflexões de presente. Espero que ajude a vocês a refletirem sobre se tem trabalhado e vivido com paixão.
E se vocês prontamente reponderem a vocês mesmos que não, que a vida tem sido pesada, que trabalhar tem sido penoso, acho que é hora de rever com coragem as suas escolhas.
Prezada Ana, você merece isso e muito mais. Como já te disse, você é modelo para mim. E lembre-se: o sucesso vem para aqueles que se esforçam e que fazem do trabalho, uma verdadeira paixão, como já dito acima. Inúmeros sucessos, Marcos Felipe.