Homem: sal da terra.

downloadAs reflexões que farei a seguir se baseiam no documentário “Sal da Terra” (2015), produzido pelo cineasta Wim Wenders e por Juliano Ribeiro Salgado em comemoração aos quarenta anos de carreira do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

Minha proposta é estabelecer um paralelo entre a experiência emocional vivida por Salgado, e que nós vamos conhecendo por meio do que ele escolhe fotografar, e o que acontece em um processo de análise. Em ambos os casos, penso que o que está em jogo não é a capacidade de ver, o que fazemos com o órgão do sentido (olho), mas a condição interna de se enxergar ou não aquilo que vemos.

Continuar lendo Homem: sal da terra.

Álbum de família: ódio materno e transgeracionalidade no vir a ser mulher.

Meu intuito neste texto é utilizar o filme “Álbum de família”, exibido nos cinemas brasileiros em dezembro de 2013 como um modelo para pensarmos dois aspectos fundamentais à psicanálise:

  1. Presença da transgeracionalidade na construção do inconsciente individual
  2. Necessária passagem por zonas áridas de desamparo e solidão radical do sujeito que almeja se desenvolver e se diferenciar psiquicamente ou, dito nos termos de Lacan, daquele que busca romper com o discurso familiar.

Continuar lendo Álbum de família: ódio materno e transgeracionalidade no vir a ser mulher.

Entre a tragédia e o sonho: um olhar psicanalítico sobre o filme “As aventuras de Pi”.

  O ser humano é o único dentre todos os outros animais que possui uma incrível capacidade plástica de transformações, adaptações e ressignificações de sua vida.

Esta capacidade única do humano de transformar suas experiências vitais em algo útil e valioso para suas aprendizagens é sublime porque nos coloca diretamente em contato com nossa potência criativa diante do que nos acontece na vida.

Continuar lendo Entre a tragédia e o sonho: um olhar psicanalítico sobre o filme “As aventuras de Pi”.

Diálogos psicanalíticos sobre o filme Oblivion (Esquecimento) à luz do pensamento de Bion.

oblivion_bx_universal-pictures_pi  Gostaria hoje de tecer algumas interpretações psicanalíticas sobre o filme “Oblivion” (Esquecimento, em português), atualmente em cartaz nos cinemas.

Como toda obra, pode ser interpretada sob diversos prismas: esta em particular pode ser compreendida sob o prisma apocalíptico (que prevê o fim do mundo por guerras intergalácticas, causada pela existência de vidas extraterrenas), sob o prisma ecológico (que prevê o fim do mundo pelo que temos feito ao meio ambiente), etc.

Continuar lendo Diálogos psicanalíticos sobre o filme Oblivion (Esquecimento) à luz do pensamento de Bion.

Comentários sobre o filme “Shame”

No final de semana passado corri ao cinema para assistir “Shame” (vergonha em português), com direção de Steve McQueen.

Trata-se de um filme denso e angustiante, na medida em que se propõe a retratar, com muita sensibilidade e estilo poético, a condição de extrema solidão de Bradon (Michael Fassbender), um homem bem sucedido de Nova York, viciado em sexo.

Continuar lendo Comentários sobre o filme “Shame”

Comentários sobre o filme “The dangerous method” (O método perigoso)

download (7)

O filme “O método perigoso” tem como proposta mostrar ao telespectador alguns momentos da turbulenta vida de Carl Gustav Jung (interpretado por Michael Fassbender), sua relação amorosa mantida com sua paciente Sabina Spielrein (Keira Knigthley) e a turbulenta e intensa relação com o seu mestre Sigmund Freud (Viggo Mortensen).

Continuar lendo Comentários sobre o filme “The dangerous method” (O método perigoso)

A Saga Crepúsculo

Durante a estréia da terceira parte da saga Crepúsculo, Eclipse, li no jornal depoimentos de adolescentes que contavam terem assistido aos filmes da saga mais de trinta e cinco vez. No cinema não foi diferente: salas lotadas com gente de todas as idades, ao contrário do que se poderia pensar de um filme “tipicamente adolescente”. Continuar lendo A Saga Crepúsculo

O que quer o adolescente?

download (17)As associações e idéias presentes neste artigo foram em grande parte evocadas em mim após ter assistido ao filme As melhores coisas do mundo, sob direção de  Laís Bodansky (a mesma que dirigiu Bicho de Sete Cabeças).

O filme começa despretencioso e retrata os conflitos de dois adolescentes irmãos, um mais velho e o outro no início da adolescência, vivenciando um intenso conflito familiar provocado pelo fato do pai deles se divorciar da esposa pra ficar com um rapaz, seu orientando de pesquisa.

Continuar lendo O que quer o adolescente?