Já estão abertas as inscrições para Grupos de Estudo em psicanálise com início em 2023
Por que estudar psicanálise em grupo?
O estudo da psicanálise é árduo e envolve muita dedicação individual. Leituras sistematizadas feitas individualmente são imprescindíveis para aqueles que querem conhecer o método de tratamento e o conjunto teórico criado por Sigmund Freud no final do século XIX. Além disso, é altamente desejável que o interessado tenha tido ou esteja tendo alguma experiência como analisando.
Entretanto, para se apreender a lógica da psicanálise também é necessária a troca em grupo. Nele, o contato e a troca com o igual / diferente favorece o fortalecimento da identidade de cada um dos participantes já que, no fim das contas, o que se espera de cada um que se dedica ao estudo da psicanálise é que ele possa encontrar seu próprio modo de apreender e elaborar a teoria e a clínica. E o grupo favorece isso.
Quais são os objetivos do grupo?
Apresentar e sistematizar junto aos participantes os conceitos fundamentais da teoria psicanalítica, a saber, o inconsciente, o recalcamento, a resistência e a transferência, a sexualidade e o Complexo de Édipo, respeitando-se a evolução histórica dos mesmos dentro da obra freudiana.
A quem se destina?
Estudantes dos últimos anos de graduação em Psicologia, psicólogos e psiquiatras.
Como funciona?
O texto escolhido será lido previamente pelos integrantes do grupo que trarão suas questões e elaborações para serem debatidas presencialmente com os demais integrantes e com a coordenadora. Ao final de cada texto poderá ser proposto que cada um faça uma síntese daquilo que a leitura lhe evocou.
Frequência, dia e horário dos encontros
Há vários horários e dias. Dependem do grupo de estudo escolhido. Podem acontecer de forma presencial mas o método a distância é o que mais tem ocorrido, sobretudo após a pandemia de 2021.
Como participar?
Para participar, o interessado deve entrar em contato pelo telefone (16) 3024 1686 ou pelo e-mail contato@psicologiaribeiraopreto.com.br e agendar uma entrevista com a coordenadora.
Conteúdo programático
- Esquema básico do funcionamento psíquico
- O recalcamento e os três tipos de obtenção de descarga
- As formações do inconsciente
- Definição do inconsciente do ponto de vista descritivo, sistemático e dinâmico
- O conceito psicanalítico de sexualidade
- As fases da sexualidade infantil e o Complexo de Édipo
- Necessidade, desejo, amor
- Os três principais destinos da pulsão sexual: recalcamento, fantasia, sublimação
- O conceito de narcisismo
- Pulsão de vida e de morte
- A segunda teoria do aparelho psíquico
- O conceito psicanalítico de identificação
Mini-currículo da coordenadora
- Doutora em psicanálise pela FFCLRP-USP
- Mestre e psicóloga pela FFCLRP-USP
- Docente e supervisora do Curso de Pós-Graduação em Psicoterapias de Abordagem psicanalítica do Centro Universitário Barão de Mauá
- Docente convidada do Curso de Pós-Graduação em Teorias e Técnicas Psicanalíticas do Instituto de Estudos Psicanalíticos (IEP-RP)
- Escritora